sábado, 12 de março de 2011

Acupuntura na veterinária

O termo acupuntura abrange uma variedade de diferentes procedimentos e técnicas que envolvem a estimulação de pontos anatômicos do corpo. São utilizadas agulhas proprias para acupuntura, que são introduzidas na pele em determinados pontos do corpo, as agulhas são metálicas que podem ser manipuladas manualmente ou por estimulação elétrica.
A acupuntura se originou na China a mais de 2.000 anos, e é um dos mais antigos procedimentos médicos utilizados no mundo. Sua popularidade noOcidente cresceu rapidamente nos últimos 30 anos.
Esta técnica milenar de tratamento vem, atualmente, crescendo e muito, tanto na medicina humana quanto veterinária.
Ela é extremamente indicada em determinadas doenças (como distúrbios músculo-esqueléticos, neurológico, digestórios e outros), sendo considera como o tratamento de escolha, ou seja, o mais indicado para tais doenças. E para outras doenças, ela é extremamente indicada como tratamento coadjuvante (como em casos de problemas de pele, do sistema imune e endócrino, e outros), na chamada medicina complementar, mais corretamente falando, medicina integrativa, fazendo parte do chamado tratamento integral, em que a medicina alopática (que faz uso de drogas e fármacos comercializados pelas farmácias e drogarias, além das cirurgias) é utilizada em conjunto com a acupuntura veterinária, além de outras técnicas de reconhecida eficácia como a fitoterapia, massagens, fisioterapia, homeopatia e outras técnicas mais.
As doenças que mais levam a Acupuntura Veterinária a ser conhecida como excelente forma de tratamento são as chamadas discopatias, doenças que afetam a coluna (cervical, toracolombar, lombar, lombossacra) e que normalmente levam ao quadro clínico de paralisia/paresia.
Mas há diversas outras doenças que a acupuntura trata com grande sucesso também, seja apenas mediante o uso das agulhas de acupuntura, isoladamente, ou em conjunto com a fitoterapia e a moxabustão (o ato de aquecer o ponto de acupuntura ou área lesada mediante o uso de um bastão de erva – Artemisia sp. – conhecida como Moxa. Ou ainda, integrada à medicina alopática (mediante uso de drogas/fármacos e cirurgias).

Fonte:
SAVE Acupuntura Veterinaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário